Órgão analisado: Universidade de Brasília
Órgão analisado: Universidade de Brasília
1. Quais desses profissionais estão presentes na sua empresa?
Os servidores públicos da área de TI são ANALISTAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, que têm diploma de curso de nível superior na área de informática e executam várias atribuições, que incluem atividades de analistas de sistemas, analistas de processos, CIO, dentre outros.
2. Como é a relação entre eles?
Os profissionais da área de TI na UnB são lotados no Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI que gerencia toda a área de TI da UnB. Os procedimentos operacionais são enviados ao CPD, que tem subdivisões como: Gerência de Redes e Suporte, Gerência de Estratégia de Dados, Gerência de Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, Manutenção de Sistemas, etc.
3. A TI está subordinada ou faz parte da estratégia da sua empresa?
O Centro de Informática (CPD) é um Órgão Complementar da Universidade de Brasília (UnB), responsável pela Tecnologia da Informação e subordinado ao Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO).
4. Sua empresa faz um mapeamento e melhoria de processos com BPM e BPMN?
Não conseguimos identificar os processos BPM e BPMN. O que percebe-se no CPD são processos de negócio (PDS, PED e PTS) para gerenciar a organização e padronização das atividades das áreas de Desenvolvimento, Estratégia de Dados e Teste. Além das metodologias citadas, os processos também são desenvolvidos de acordo com as práticas adotadas pelo Project Management Institute – PMI.
5. Descreva os principais macroprocessos de sua empresa.
Por se tratar de uma instituição de Ensino, os principais macroprocessos da UnB são: Ensino, Pesquisa e Extensão.
6. Sua empresa desenvolve sistemas isolados ou integrados?
A maioria dos sistemas da UnB são isolados, utilizados apenas por unidades gestoras específicas. Como o SIGRA, que é utilizado por departamento s de graduação, o SIPOS que é utilizado só pelos departamentos de pós graduação, SIEX que é utilizado