Universidade Anhanguera
Tutora a Distância: Jefferson Dias
Tutor Presencial: Cintia Bissani
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Análise de Investimentos
Elyas Felype Santos de Oliveira RA: 421586
Francisco Jarbas Ribeiro Maia RA: 427440
Wesley Pereira de Oliveira RA: 439773
5º bloco – Abril de 2015
Bom Jesus – PI
INTRODUÇÃO
Não há nada melhor do que começar um trabalho explicando o conceito e os tipos de investimentos que existem. Dessa forma ajudará a decidirmos qual tipo de negócio iremos abordar durante o curso do nosso trabalho.
O investimento é algo comum em nossas atividades cotidianas. Deparamos-nos com essa palavra em vários aspectos de nossa vida. O simples fato de economizar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento.
Mas essas várias circunstâncias não são relacionadas como investimento por mera coincidência, o conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos já citados, mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
1) Investimentos público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de