Universidade Anhanguera
Centro de educação a distancia-polo
Pelotas/rs
Curso de serviço social
Disciplina: Politica de seguridade social
Beatriz Lopes Barcelos-9978020791
Atividade Pratica supervisionada-ATPS
Professor (a) da disciplina: Laura Santos
Pelotas, 31 de Março de 2015
Baseado nos textos lidos entendemos que a seguridade social vem da união das ações do poder público e da sociedade, para que sejam garantidos os direitos a saúde , a assistência social e a previdência. Ela é garantida através do financiamento contributivo, aquele que o segurado contribui diretamente, e o não contributivo, onde não é exigido contribuição, e todos os recursos são arrecadados de tributos pelos entes estatais.
A principal renda para o estado é o tributo, através do caráter obrigatório, onde se exige dos contribuintes o valor monetário apto que facilite as atividades públicas que o estado desenvolve. Podemos observar que os principais objetivos da seguridade social é procurar atender as necessidades da saúde, previdência e assistência social, criando um sistema de proteção para o momento em que os usuários não poderem prover suas necessidades básicas e de seus familiares.
Existem leis que regulam e definem a seguridade social, por exemplo, a lei 8080/90 rege a saúde, nela está escrito que o estado tem o dever de garantir gratuitamente o acesso a todos os usuários as politicas de saúde publica.
A assistência social tende a amparar gratuitamente a todos os cidadãos que estiverem em vulnerabilidade social, através dos programas conduzidos pelas politicas de assistência social, tendo em vista o seu enfrentamento e a segurança dos mínimos sociais, para dar as condições de atender a todos que dela precisar.
Já a previdência social é dada por meio de arrecadação e registro obrigatório, para dar benefícios, que substituem a renda do trabalhador contribuinte, no momento em que ele perder sua capacidade de trabalhar,