Universidade Anhanguera
Centro de Educação à Distância- EAD
Pólo de apoio presencial Ananindeua
Curso: Serviço Social
Série: 7º Semestre
Disciplina: Competências Profissionais
Tutora EAD: Elisa Cléia Rodrigues Nobre
Tutora Presencial: Ana Cláudia Aido Maciel
Turma: N70
Titulo da atividade: Relatório de Pesquisa
Acadêmicos:
Amilze Palheta Rocha RA: 173448
Elli de Sousa Costa Gomes RA: 389242
Jordan Vaz Feio RA: 404359
Waldiza Aires Ribeiro Alves RA: 158919
Ananindeua-PA, 15 de Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no conhecimento das leis que regulamentam o desempenho profissional do Assistente Social, sendo necessária uma análise critica da Lei 8.662, 07 de Junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente social.
Faz necessário seguir cada etapa proposta neste desafio, para que adquirimos as competências e habilidades requeridas na profissão. Percebe-se que direciona a cada um a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Promovendo o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, estimulando a correspondência pelo aprendizado eficiente e eficaz.
As Leis que regulamentam a profissão do Serviço Social são de fundamental importância, para que se faça cumprir os direitos dos cidadãos e as demandas sociais oriundas da pobreza e também da exclusão social. Cabe ao profissional do Serviço Social, no uso de suas atribuições, a inserção socioeconômica dos indivíduos, assim como estarem sempre atento às legislações vigentes.
DESENVOLVIMENTO:
Etapa 1
FORÇAS E DEMANDAS NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO DA LEI 8.662/1993
Para compreender as forças e as demandas no contexto da Lei fez necessário um breve debate sobre o texto “Antecedente (a origem do controle estatal) e a Lei 8662/93(regulamentação do curso serviço social)”.
Segundo o texto mencionado acima do CFESS/CRESS. A criação dos Conselhos de fiscalização das profissões iniciaram nos anos de 1950 no Brasil, sendo o Estado