Resumo Semestral Experimental
Operação Motivadora- grupo específico de variáveis que atuam no fortalecimento ou enfraquecimento do comportamento. Consiste em todo e qualquer evento ambiental que afeta um operante de duas maneiras: a) alterando a efetividade dos estímulos conseqüentes (reforçadores ou punidores) e b) modificando a freqüência da classe de respostas que produzem essas conseqüências.
Reforçamento X Punição
Operante: uma resposta produz mudanças no ambiente e estas mudanças alteram as probabilidades de respostas voltarem a acontecer
Reforçamento: é o processo operante em que a resposta se fortalece. Resposta = ação
Punição: é o processo operante em que a resposta se enfraquece, pela consequência que ela produz. Algumas vezes punimos usando a remoção de reforçadores positivos: retiramos brinquedos de crianças depois que elas se comportam mal, porém não é recomendado este tipo de operação, o recomendado seria o reforço negativo. Positivo = adição/apresentação de algo no ambiente Negativo = subtração/retirada de algo do ambiente
Reforçamento positivo: processo de fortalecimento operante em que uma resposta produz a apresentação de consequências que a fortalece.
Reforçamento negativo: processo de fortalecimento operante em que a resposta produz a retirada de algo do ambiente e que a fortalece.
Punição positiva: processo de enfraquecimento operante em que uma resposta produz a apresentação de uma consequência que a enfraquece.
Punição negativa: processo de enfraquecimento operante em que uma resposta produz a retirada de algo do ambiente e que a enfraquece.
Relações coercitivas: relações que têm aspecto de aversiva (algo é aversivo na relação, não necessariamente a consequência), ou seja, geram respostas emocionais ruins. São elas: reforçamento negativo, punição negativa e punição positiva.
Intervenção: 1º: verificar se há reforçamento. 2º: verificar se a consequência foi a adição ou remoção de algo no ambiente. 3º: verificar se o reforçamento foi positivo ou