Unitri
Dante e Pelc Pessoas acima de 50 anos tem mais chances de serem sedentárias, por isso foi desenvolvido esses projetos para a ajuda e a melhoria de vida dessas pessoas. Esse projeto foi desenvolvido com o intuito de ajudar essas pessoas que tem uma vida sedentária, ou seja, que tem algum tipo de doença assim como: Diabetes, Hipertensão, dores musculares, Depressão, Obesidade, insônia, entre outras. De segunda a sexta tem sempre alguma atividade; Dança, Hidroginástica, Alongamento, Caminhada, Bingo, Xadrez, Forró da terceira IdadeSão vários professores que ajudam e auxiliam nesses projetos. Foi constatado que todos que participam desses projeto teve melhorias em sua vida, diminuiu a quantidade de vezes que comparecem aos Psf (Programa Saúde da Família),para consultas médicas, a quantidade de remédio que os pacientes usam, ou seja os antidepressivos principalmente, remédios pra dor, os hipertensos tem sua pressão controlada, os diabéticos tem a diabete controlada, as dores musculares eles não reclamam mais, toda semana todos tem o acompanhamento da pressão, Diabetes, do Peso, das Medidas da circunferência “com fita” , tem também o forró dos idosos na sexta-feira para que eles possam se divertir e livrar da tristeza, sempre tem alguma comemoração que ajuda na qualidade de vida desses idosos.
Todos os entrevistados são participantes dos projetos Dante e Pelc
Nome: Marinho Gomes Leite
Idade: 72
Prática dança e hidroginástica 3 (três) vezes por semana, mencionou na entrevista que após começar a praticar as atividades física teve melhora no controle da Diabetes, e não se queixa mais de dores musculares.
Nome: Maria De Jesus da Costa
Idade: 61
Praticante de caminhadas organizados pelos projetos, hidroginástica conta na sua entrevista que logo após ter começado a praticar atividades físicas em grupo parou de fazer o uso de anti-depressivos, e não sente mais dores nas articulações, e que leva