Unip
Mintzberg (2003) faz referência de que cada organização possui seis elementos (forças) que se encontra em intensa e constante comunicação, sendo elas fundamentais para a análise e formulação da estratégia na organização. As forças são: Vértice Estratégico, Tecnoestrutura, Linha Hierárquica, Pessoal de Apoio e Centro operacional.
A formação do Vértice Estratégico é composta por pessoas do alto nível hierárquico, e estas tem a responsabilidade de alinhar os interesses da organização e seus reais objetivos.
A finalidade do setor de Recursos Humanos segundo a estratégia organizacional é, basicamente, recrutar, selecionar e manter a relação funcionário – empresa em constante harmonia, é o responsável por evidenciar os pontos determinados pela estratégia da organização aos colaboradores, por isso afirma-se que Recursos Humanos é um setor completamente vinculado a estratégia da empresa e em contato direto com a alta hierarquia da organização.
Pode-se afirmar que o setor de Recursos Humanos tem uma ampla atuação, além de prover mão de obra, de garantir a manutenção do corpo funcional, aplicar tarefas e processos, desenvolver projetos de motivação e capacitação, desenvolver competências e monitorar as atividades executadas, ainda tem caráter de consultoria ao nível estratégico, fornecendo a organização os dados e informações sobre os seus colaborares.
O conceito Recursos Humanos necessita ser enriquecido de caráter estratégico, por estar vinculado ao corpo funcional da organização, e mais, por possuir autonomia de influenciar nas decisões a nível estratégico e alta hierarquia