unidae 8
Antigamente era comum o grande engolir o pequeno. Na era digital o rápido engole o vagaroso. A competição obriga que as decisões e reações sejam velozes. Nunca se desenvolveram tanto novos produtos e serviços em tempo recorde. Desta forma, os produtos entram rápido no mercado e respondem imediatamente às ações dos concorrentes. Esta afirmativa nos faz compreender que:
a. as e-orgs não precisam mais se preocupar onde seus colaboradores estão geograficamente, pois as conexões digitais ligam todos a todo momento. Desta forma, as contratações pelos empregadores se voltam aos melhores e aos mais brilhantes, pois pessoas talentosas não precisam mais mudar de bairro, cidade, estado ou país para ir atrás de boas oportunidades de trabalho.
b. as e-orgs aumentam o isolamento de seus funcionários. Mesmo rompendo barreiras tradicionais, organizacionais e geográficas.
c. as e-orgs devem trabalhar com sistemas abertos e integrados de informação para romper tradicionais barreiras hierárquicas, facilitando desta forma que absolutamente todos acompanhem os projetos e democratizem as decisões.
d. as e-orgs devem possuir características relevantes, como por exemplo, ficarem atentas e conscientes que a “conquista é do mais rápido”. Isto acaba sendo um processo instantâneo, pois as e-orgs são forçadas a tomarem as suas decisões velozmente, pelas suas próprias características e pelo mercado altamente competitivo e ágil.
e. as e-orgs colocam os funcionários diante de vários estímulos que os levam à distração. O funcionário acessando a net para trabalhar, acaba desenvolvimento comportamentos inadequados como buscando: jogos, compras, negócios, e até a busca de um novo emprego na rede.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
A Universidade Corporativa pode ser vista como algo estratégico para desenvolver e educar os colaboradores e todos aqueles que estão à volta da organização, de tal forma que se estabeleça uma relação de fidelização que ultrapassa a