Unidades de Processamento
1. O que é refino de petróleo? O esquema de refino é o conjunto de diversas unidades de processo dentro de uma refinaria. A figura abaixo apresenta como funciona um esquema de refino, onde são mostrados dois processos de separação: destilação atmosférica e a vácuo.
’
2. Como funciona o Processo de Dessalgação? Óleo cru e os resíduos pesados possuem variadas quantidades de compostos inorgânicos, como sais solúveis, areia, sedimentos, óxido ferroso. O sal no óleo encontra-se dissolvido ou na forma de sólidos (cristais) suspensos na água em emulsão com o óleo cru.
Estas impurezas, especialmente os sais, causam a incrustações e corrosão dos trocadores de calor (usados no pré-aquecimento da carga). Sais de sódio também estimulam a formação indesejada de coque. Sais, metais e sólidos em suspensão também afetam o desempenho de catalisadores nas unidades de conversão da refinaria (unidades downstream).
Assim, antes da separação das frações, o óleo deve ser tratado com vistas à remoção de sais corrosivos e de água. É esta exatamente a finalidade deste processo que, ainda, remove alguns compostos organometálicos e sólidos suspensos que desativam catalisadores usados em operações do refino.
Dessalgação envolve a mistura do óleo com água (cerca de 3-10% do volume de cru) para dissolução dos sais na água. Esta água é, então, removida do petróleo, primeiramente, através do processo químico (quebra de emulsões água-óleo). Pode-se, também, empregar o processo elétrico. Como as gotículas da emulsão óleo-água são portadoras de cargas de mesmo sinal, submetendo-se o petróleo a uma diferença de potencial elétrico;
O processo de dessalgação, que prepara a carga da destilação atmosférica, produz um resíduo líquido de alta temperatura contaminado por sais e metais pesados. Tipicamente, a dessalgação do petróleo produz um resíduo líquido de cerca de 7,95 litros por barril de petróleo processado. Os principais contaminantes deste