Unidades de Processamento
O presente trabalho tem como objetivo fornecer informações conceituais sobre a história de Unidades de Processamento desde seus primórdios até as tecnologias mais atuais, suas principais arquiteturas, tipo, aplicação e conceitos.
As unidades de processamento são chips que mantém as funções de cálculos e controle de instruções. Estes chips sofreram transformações tecnológicas ao longo dos anos, proporcionando aos computadores e outros eletrônicos um aumento considerável em seu poder de processamento e na sua flexibilidade de uso. Com esta evolução, cada vez mais pessoas passaram a utilizar tais produtos, pois o preço sofreu grande redução.
Com isso, as unidades de processamento têm conduzido à evolução tecnológica, pois assim que novos chips são lançados no mercado, são também lançados softwares e dispositivos mais poderosos para que estes utilizem o potencial máximo do novo produto.
Índice
Introdução
Iremos abordar assuntos relacionados as unidades de processamento, que também são conhecidas como o cérebro do sistema ou CPU (unidade de processamento central), pois é este que gerencia todos os recursos disponíveis.
No primeiro capítulo será abordada a história dos microprocessadores, desde o primeiro até as tecnologias mais atuais, abordando também a corrida tecnológica entre Intel e AMD que proporcionaram esta grande evolução em tão pouco tempo, se compararmos com outros produtos.
No segundo capítulo vemos onde são aplicadas as unidades de processamento, um pouco da história dos sistemas embarcados, arquitetura ARM e ARC, pois estes, mesmo que muitas pessoas não percebam, estão em todos os lugares, desde brinquedos simples até satélites, servindo os mais diversos propósitos.
Com o terceiro capítulo, apresentamos uma introdução simples aos conceitos de funcionamento de um processador, como ele trabalha internamente e uma breve descrição de seus componentes.
1. História
A unidade de processamento de um computador é também