Unidade central de processamento
IFRR
Unidade Central de Processamento
Março – 2012
Boa Vista – RR
Introdução
Este documento é elaborado com a finalidade de servir de base ao seminário que explicará sobre as Unidades Centrais de Processamento, CPU's.
O principal objetivo deste guia é descrever de forma clara a função e os componentes dos processadores, estruturado em secções, passamos pela história, fabricação, e funcionamento dos mesmos.
O processador é o cérebro do sistema, encarregado de processar todas as informações. Ele também é o componente onde são usadas as tecnologias mais recentes, como veremos a seguir.
Unidade Central de Processamento
O processador, também conhecido como CPU, é peça fundamental dos computadores. E não estamos falando apenas dos famosos PC's, celulares, vídeo games, smartphones, tablets: todos esses dispositivos precisam de processadores para funcionar. Esse componente tão vital é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, nada funciona sem a famosa CPU.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demoramos alguns anos para chegar também à ideia que temos hoje de como uma CPU funciona. Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina.
Os primeiros computadores, anteriores à década de 50, possuíam um diferencial considerável, se comparados com as máquinas de hoje: eles não eram capazes de armazenar programas. Alguns deles, como o ENIAC, que teve seu desenvolvimento iniciado em 1943, tinham inicialmente o plano de armazenamento de softwares em seu interiorEm 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Chamado de EDVAC, o projeto desse computador foi finalizado em 1949. Essa é a origem dos primeiros modelos “primitivos” de