o clima
É é a pressão exercida pela atmosfera na superfície terrestre. Muitos autores também definem como o peso de uma coluna de ar exercido sobre a superfície terrestre, que normalmente é referenciado ao nível do mar. A pressão atmosférica se mede com o barómetro e se regista no barógrafo. A pressão será menor em maiores altitudes, pois o ar é rarefeito e, portanto, menos denso e mais leve. A temperatura também é responsável pela alteração na pressão:
MAIOR TEMPERATURA = MENOR PRESSÃO
MENOR TEMPERATURA = MAIOR PRESSÃO
Ventos
As diferenças de pressão atmosférica produzem a disposição do ar. O movimento deste na direcção horizontal é o que chamamos vento. A velocidade do vento se mede em metros por segundo ou quilómetros por hora (m/s ou km/h). A força do vento depende da sua velocidade.
Brisa
A circulação do ar que se produz por diferenças locais de aquecimento recebe o nome de vento local. Por exemplo a brisa
Durante o dia, o continente aquece mais rapidamente do que o oceano. Forma-se, então, um centro de baixa pressão no continente. O vento se deslocará, portanto, do mar para o continente.
À noite, o processo é o inverso. O continente arrefece rapidamente. Forma-se um centro de alta pressão, de onde sopram os ventos em direção ao oceano.
Como se formam as nuvens?
As nuvens se formam a partir da conden-sação do vapor d’água presente no ar. O ar aquecido sobe e, ao se resfriar, forma as nuvens. O ponto de orvalho é a temperatura à que seria necessário baixar, com pressão e humidade constante, para que o ar ficasse saturado, ou seja é a temperatura a partir da qual o vapor d’água contido no ar começa a condensar.
Nevoeiro
Ocorre o nevoeiro quando a temperatura em superfície atinge o ponto de orvalho, ou seja, quando o vapor d’água presente no ar começa a condensar, formando gotículas de água.
Tipos de chuva
As chuvas são classificadas em três tipos, segundo sua origem: OROGRÁFICAS FRONTAIS