LEDACATUNDA

447 palavras 2 páginas
Leda Catunda Serra (São Paulo, 1961) é uma pintora, escultora, artista gráfica e visual e professora brasileira. É considerada um dos maiores talentos surgidos no âmbito da Geração 801 2 , explorando os limites entre a pintura e o objeto. Expôs três vezes na Bienal Internacional de São Paulo, entre outras mostras de relevo.3 Foi casada com o artista visualSérgio Romagnolo.
Leda Catunda graduou-se em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde estudou com Regina Silveira, Julio Plaza, Nelson Leirner e Walter entre 1980 e 1984. Tem então seus primeiros contatos com a arte conceitual, manifesta em suas primeiraslitografias.
== Leda Catunda esteve entre os principais expoentes da assim chamadaGeração 80, apoiando o movimento de revalorização da pintura frente às tendências conceituais da década anterior. Expôs na XVII Bienal Internacional de São Paulo, ainda em 1983, apresentando um videotexto. Também foi Ministra workshops e cursos livres em várias instituições no Brasil e até no exterior…
Em 2003 defende doutorado em artes, com o trabalho “Poética da Maciez: Pinturas e Objetos Poéticos”, na escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, com orientação de Julio Plaza…
Atuou em aulas de pintura e desenho no curso de arte visuais da Faculdade Santa Marcelina-FASM, em São Paulo, entre 1998 e 2005… em suas primeiras obras, Leda trabalha com questões críticas do debate conceitual, como os interesses plásticos dos neo-expressionistas.1 Em 1982, faz litografias em que se apropria de imagens televisivas, procedimento familiar à geração de seus professores. Ao mesmo tempo, pinta quadros realistas.
No ano seguinte, a pintura passa a ser central em sua poética. Trabalha sobre tecidos estampados, cobrindo as figuras com cor. Continua trabalhando sobre superfícies estampadas. Ao invés de cobrir as imagens, sua pintura as realça, como em Jaguar(1984). Realiza figurações a partir do agrupamento de objetos e suportes inusitados.

Relacionados