UNIDADES 1 E 2 PSICOLOGIA
UNIDADE 2- A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA. (3,0 pts)
1. Através da história da psicologia evidenciada em nosso Guia, observa-se que sua incursão no mundo da ciência se deu à medida que houve o reconhecimento da existência da individualidade humana e que, por motivos sociais, políticos e econômicos, essa individualidade precisava ser normatizada e padronizada. Entretanto, a existência dessa individualidade, da liberdade e igualdade entre os homens, acarreta uma crise na subjetividade humana, uma vez que o próprio indivíduo perceberá que esses princípios são ilusórios. A partir dos estudos realizados no Guia, escolha um sistema que marcou o desenvolvimento da psicologia; buscando compreender a constituição da subjetividade e apresente seus métodos e processos de intervenção.
A Gestalt ou Psicologia protestava contra o estruturalismo, especialmente no que tange a visão reducionista de experiências nomeadamente complexas, como é o caso das percepções. Postulava que não se podia estudar algo tão complexo como a consciência, a partir de uma análise fragmentada dos seus elementos constituintes. O princípio mais importante é a afirmação de que a análise das partes não pode proporcionar uma compreensão do todo, isto é, o todo é mais que a soma das partes e esse todo seria definido pelas interações e interdependentes entre as partes. Seu objeto de estudo é a experiência imediata e estudada por meio do método fenomenológico, o qual consiste na descrição simples dos fenômenos tal como eles aparecem na consciência.
2. Freud revolucionou a ciência ousando afirmar que havia uma continuidade da vida mental e que, por isso, nada ocorria ao acaso; muito menos os processos mentais. Ele comparava o aparelho psíquico a um iceberg, revelando que a parte observável era o consciente; a linha de divisa entre o que se via do gelo e o abaixo d’agua, o pré-consciente e; o gelo mergulhado, maior porção, o inconsciente,