Unidade3
P rocesso de movimentação: captação e escolha e o desenvolvimento humano e organizacional
Dália Derner
Nesta unidade de estudo, trataremos de questões relacionadas à captação (recrutamento e seleção, ao desenvolvimento humano e ao desenvolvimenbto organizacional.
Para tanto, descreveremos o processo de movimentação, com base nas ações de captação e internalização de pessoas; as formas de acesso ao mercado externo (recrutamento externo); as técnicas usadas em seleção por competências; e a importância da ação de internalização. Discutiremos, ainda, os principais conceitos e abordagens sobre desenvolvimento humano e organizacional; bem como, a instrumentalização da competência para as ações de desenvolvimento humano.
3.1
C aptação: Recrutamento e
Seleção
Captação de Pessoas: novo nome para recrutamento e seleção?
“A captação de pessoas pode ser compreendida como toda e qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender a suas necessidades presentes e futuras.”
(DUTRA, 2002:81).
Para a maioria dos autores, e mesmo no dia a dia, esse tipo
Gestão de Pessoas
82
de movimentação de pessoas é, normalmente, chamado de recrutamento e seleção. Então por que o termo captação de pessoas?
Dutra (2002) coloca que o uso dos termos recrutamento e seleção pressupõem que sejam duas ações separadas, quando na realidade trata-se de um único processo. Além disso, o uso dos termos recrutamento e seleção restringem a compreensão do processo, pois:
▪▪ O processo sempre é visto da perspectiva da empresa, quase nunca no sentido das pessoas para a empresa.
▪▪ Mercado de trabalho é assimilado como provedor de recursos e não como espaço de trocas, que deve ser cultivado em uma perspectiva estratégica.
▪▪ Ocorre o privilégio do mercado externo, relegando ao
segundo plano o mercado interno.
▪▪ O foco restringe-se às necessidades atuais da empresa e quase nunca às futuras.
Outra questão relevante é que o processo de