Unidade do paciente
Essa unidade pode estar em um quarto individual, sendo identificada pelo número do quarto, ou pode dividir o quarto com outras unidades ( não mas de 4 ), sendo designada, neste caso, pelo número do quarto seguido de uma letra ou de outro número. Quando há varias unidades em quarto, dive haver um sistema de cortinas que permita manter a intimidade do paciente e isolar a sua unidade das outras.
Considera-se unidade do paciente a área por ele ocupada. Esta área constitui seu ambiente no período de hospitalização e conseqüentemente devemos nos preocupar em mantê-la em condições que ofereçam conforto e segurança ao paciente.
Esse conjunto é composto de:
1) Cama com colchao 4) Mesa de refeição 7) Mesa de cabeceira
2) Escadinha 5) Cadeira
3) Ponto de vácuo 6) Ponto de oxigênio
-LIMPEZA DA UNIDADE DO PACIENTE
Consiste na técnica de lavagem e desinfecção do mobiliário e material que compõem a unidade do paciente, visando proporcionar conforto, segurança e bem estar diminuindo o risco de infecção, através da diminuição de microorganismo e sujidades existentes no ambiente hospitalar.
Existem dois tipos de limpeza: Limpeza concorrente e Limpeza terminal
Limpeza concorrente: É o processo de limpeza realizado diariamente na unidade do paciente, piso de quartos, enfermarias e corredores e instalações sanitárias.Tem como objetivo a remoção do pó, poeira e sujidades e reposição de material de higiene. No piso a limpeza é úmida e mais superficial quando comparada à limpeza terminal
Limpeza terminal: É o processo de limpeza que ocorre em todas as superfícies incluindo parede, vidros, portas, pisos, superfícies da unidade do paciente e de equipamentos. A periodicidade depende da área onde a limpeza é realizada, sendo que em quartos e enfermarias, ocorre após alta, óbito ou transferência do paciente. No piso a limpeza é mais profunda, envolvendo máquina lavadora extratora. Temos algumas exceções como, por exemplo,