Unidade do paciente
-UNIDADE DO PACIENTE : Considera-se unidade do paciente a área por ele ocupada. Esta área constitui seu ambiente no período de hospitalização e conseqüentemente devemos nos preocupar em mantê-la em condições que ofereçam conforto e segurança ao paciente.
Esse conjunto é composto de:
1) Cama com colchao 4) Mesa de refeição 7) Mesa de cabeceira
2) Escadinha 5) Cadeira
3) Ponto de vácuo 6) Ponto de oxigênio
-LIMPEZA DA UNIDADE DO PACIENTE
Consiste na técnica de lavagem e desinfecção do mobiliário e material que compõem a unidade do paciente, visando proporcionar conforto, segurança e bem estar diminuindo o risco de infecção, através da diminuição de microorganismo e sujidades existentes no ambiente hospitalar.
A ) Limpeza concorrente= É feita diariamente, após a arrumação da cama consiste na limpeza do mobiliário da unidade do paciente. -Material : Alcool a 70%, Agua e sabao se necessario, Panos de limpeza, Luvas de procedimento.
Tecnica : 01 - Lavar as maos; 02 - Preparar o material; 03 - Encaminhar ao quarto do paciente; 04 - Explicar o procedimento ao paciente; 05 - Calcar luvas; 06 - Avaliar as condicoes de limpeza do leito do paciente; 07 - Embeber o pano de limpeza com alcool a 70%; 08 - Limpar as laterais do leito com pano sempre no sentido da cabeceira para os pes e do lado mais distante para o mais proximo; 09 - Limpar a cabeceira e os pes do leito por ultimo; 10 - Trocar o pano embebido em alcool e limpar a mesa de cabeceira iniciando pela parte interna e a seguir a parte externa;11 - Deixar a mesa de cabeceira em ordem; 12 - Desprezar os panos de limpeza no hamper; 13 - Desprezar as luvas; 14 - Lavar as maos; 15 - Revisar o painel de gases se necessario;
B ) Limpeza terminal= É a limpeza em todo o mobiliário da unidade do paciente, e após óbito, alta, transferência ou a cada 15 dias no caso de internações prolongadas.
Material :Solucao desinfetante (fenol), 01 par de luvas de procedimento, Panos de limpeza, Hamper e