Unidade de medidas cgs
Maurício Duarte Matta
Prof. Fernando Landulfo
Bacharelado em Engenharia Mecatrônica – 2º B
Depto de Engenharia
1. Introdução
O Sistema CGS e unidades é um sistema de medidas físicas, ou sistema dimencional, de tipologia LMT (comprimento, massa, tempo), cujas unidades-base são o centímetro para comprimento, o grama para massa e o segundo para o tempo.
CGS é um acrônimo maiúsculo para centímetro – grama – segundo. É o sistema de unidades físicas que foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
2. Origem
Foi organizado em 1873 por um comitê da Britich Association for the Advancemente of Science, por proposta de Lord Kelvin e formalmente adotado por uma decisão do congresso internacional de eletricistas realizado em 1881, em Paris. Para atender ao domínio das grandezas elétricas, neste mesmo conclave foram associados ao Sistema CGS três “unidades práticas”: o ampére o ohm e o volt, para as medidas de intensidade corrente elétrica e resistência elétrica e força eletromotriz respectivamente.
Foi em 1948, logo após a 2ª Guerra Mundial, que, em uma Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) foi incumbido de estudar o estabelecimento de um Sistema Prático de Unidades e Medidas (SPUM), que pudessem ser adotados por todos os países signatários da convenção do metro.
Em 1954 na 10ª CGPM, foi proposto pelo CIPM uma resolução aceitando como fundamental, necessário e coerente este Sistema Prático de Unidades e Medidas (SPUM), acrescentando também as unidades de intensidade de corrente elétrica, intensidade luminosa e temperatura termodinâmica, além das unidades de comprimento, massa e tempo, sendo o mesmo aprovado.
As unidades adotadas foram: metro, quilograma, segundo e ampere (antigo sistema MKSA). A elas acrescentaram-se também o kelvin e candela.
Em 1960, na 11ª CGPM foi formalmente sancionado o “ Sistema Prático de Unidades” e o seu nome alterado para