Fenomenos de transporte - Determinação de massa específica de um fluido
Orientador (a):
Prática 1- Determinação de massa específica de um fluido
2014
1.0 Objetivo: Verificar a possibilidade de se determinar uma propriedade de um fluido (massa específica) através de alguns dados obtidos no laboratório, e a partir dessa propriedade determinar outras.
2.0 Introdução: Mecânica dos Fluídos é a ciência que estuda o comportamento físico, seja em repouso ou em movimento, assim como as leis que regem esse comportamento. É também a que trata do transporte de quantidade de movimento nos fluídos.
Os fluídos são substâncias que se deformam continuamente quando são submetidos a uma tensão de cisalhamento. Eles possuem diversas propriedades, como, massa; peso; volume específico e densidade.
A massa específica (ρ) é dada pela relação da massa de uma determinada substancia pelo volume ocupado por ela (ρ = m/v). As unidades de massa específica são distribuídas em dois sistemas o MLT ( Kg /m³; utm/m³; g/cm³, em SI; MKfS e CGS) e FLT( N.s²/ ; kgf.s²/ ; dina.s²/).
3.0- Parte Experimental
3.1- Procedimento utilizado: O balão volumétrico de 50 mL no primeiro momento foi pesado vazio, apenas com sua tampa, e depois de aferido com o líquido que queremos determinar a massa específica, no caso o álcool, foi pesado novamente para saber sua massa total, ou seja, a massa do balão volumétrico com e sem o álcool.
Depois de anotado os dados na tabela 1, partimos para as questões propostas para essa prática:
a) Determine a massa específica do fluido nas unidades do SI, MKfS e CGS, no sistema MLT e FLT, apresentando os cálculos realizados.
b) Com a massa específica determinar as outras propriedades dos fluidos: volume específico e peso específico (nas unidades do SI, MKfS e CGS, no sistema MLT e FLT), além da densidade. Apresente os cálculos realizados.
c) Antes dos itens a e b, faça a análise dimensional no sistema MLT e FLT para todas as propriedades encontradas nesse experimento.
3.2