Unidade de disperção
Processos Químicos Industriais I
Processos Químicos
Unidade de Dispersões BASF
Prof. Antônio Carlos
Diana Marcondes 04E061
Danilo Grasso 05E046
Gabriela Cury Cunha 05E018
Juliana Mazei Ferreira 04E062
Thaís de Castro e Silva Matos 05E012
Lorena, 03 de Julho de 2008.
1. Introdução:
1.1. A Empresa
A BASF é uma empresa de origem alemã, com sede em Ludwigshafen e foi fundada em 1865. Iniciou suas atividades na América do Sul em 1911 com a comercialização de anilina, alizarina e anil para a indústria brasileira de produtos têxteis e de couro.
Em agosto de 1955 a empresa decidiu estabelecer uma unidade de produção própria no Brasil e o local escolhido para a instalação da planta foi a cidade de Guaratinguetá, localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Brasil a BASF conta, atualmente, com centros de produção em: Camaçari (BA), Guaratinguetá (SP), Jaboatão (PE), Mauá (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Campos (SP).
O portfólio da empresa abrange desde tintas e vernizes, produtos químicos, plásticos, produtos de performance, para agricultura e química fina (humana e animal), até óleo crú e gás natural.
Vista Aérea do Complexo Químico de Guaratinguetá
Unidade de Dispersões à esquerda
1.2. A Unidade Produtiva
Escolheu-se como lugar para a visita in loco a um reator químico a Unidade de Dispersões da BASF, localizada no site de Guaratinguetá, que por sua vez é o maior site da empresa instalado na América Latina.
Na planta de Dispersões, que é uma das mais antigas plantas da BASF em Guaratinguetá, são produzidos polímeros funcionais. A variedade de produtos é imensa e tem inúmeras aplicações, como:
Químicos para papéis: A Unidade de Químicos para Papel da BASF oferece uma vasta gama de produtos para aplicação específica em cada fase do processo de manufatura de papel, desde