Evolucao da historia dos computadores
423 palavras
2 páginas
1. Descentralizaçao democracia ou devuluçao- referi-se as transferencias de recursos, funçoes e puderes do governo central para governos locais, que sao eleitos pelas cumunidades locais e prestam contas a elas. Notamos assim que a devoluçao cede a autoridade de decisao e einfluencia as instituiçoes eleitas democraticamente, atrave de mecanismos legais de partilha entre o governo central e os governos locais. ii) factores politicos: * a descentralizaçao possibilita a participaçao directa do cidadao na tomada e decisao politica-administrativa reforçado a democracia participativa, ou, pelo menos, aprocima-o do centro da decisao. * - a descentralizaçao fomenta a geraçao espontania de escolas , de quadros politicos e administrativos, * - a descentralizaçao força os quadros politicos locais a comunicar com a as populaçoes potenciando laços de solidariedade e confiança mutua que benefecia as proprias estruturas do estado e os partidos nelas representadas. Economicas: * A rapidez e a efeiciencia da decisao administractiva produzira um impacto directo sobre as unidades economicas do estado ou das entidades locais, que se verao obrigadas a acompnhar o acrescimo da eficiencia e produtividade. * Para alem disso o acrescimo da eficiencia e rapidez de decisao encoraja forças economicas privadas locais e exteriores a confiar na administraçao e a intervir uma vez que os seus calculos de viabilidade passarao a fundar-se em elementos seguro no que respeita a reaçao administrativa. Sociais:
Os processos de autogestao reforçam os laços de solidariedade e de identificaçao intercomunitaria, reduzindo os riscos de disperçao e de tensao.
As comunidades adquirirao uma maior consciencia dos proprios problemas, das dificuldades e dos meios de resolver, a autoconfiança e a dependencia da forçar e recursos proprios aumentara.
2. As criticas e desafios ao processo de descentralizaçao sao as seguintes: * Delimitaçao territorial inadequada. *