Pt11
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.1.1 INFLAÇÃO 4
2.1.2 TAXA DE JUROS 4
2.1.3 TAXA DE CÂMBIO 5
2.2 MEDIDAS DESCRITIVAS 6
2.2.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
2.2.2 MEDIDAS DE DISPERÇÃO 6
2.2.3 TÉCNICAS DE AMOSTRAS PROBABILÍSTICAS 7
2.3 NÚMEROS-ÍNDICES 7
2.4 DEFLAÇÃO DE DADOS 8
2.5 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a economia e seus métodos quantitativos, bem como a ética empresarial.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografia enriquecida com buscas na internet.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1.1 INFLAÇÃO
É um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção.
2.1.2 TAXA DE JUROS
A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e com freqüência aplica-se de forma mensal ou anual. Isto é, que os juros permitem que uma pessoa que quer gerar rendimentos a partir de suas poupanças, coloque suas rendas em uma conta no banco. E este lhe dará um ganho mensal estipulado de acordo com a quantidade de dinheiro