Trabalho de enlace óptico
Bruno Ferreira Marques
Introdução à Engenharia de Telecomunicações – Turno: Noite – 2012.2
Resumo—O objetivo desse artigo é mostrar como é feito e criado o sistema de Enlaçamento de cabos de fibras óptica no modelo de MS Word, para demonstrar a importância desse tipo na área de Telecomunicações.
Palavras-Chave—Enlace óptico, receptores, cálculos.
Abstract— The aim of this paper is to show how it is done and created the system of bonding of optical fiber cables in MS Word template to demonstrate the importance of this type in the area of Telecommunications.
Keywords— Link optical, receivers, calculations
Introdução
Fibras ópticas são materiais feitos de vidro (sílica) que carregam sinais de luz ao invés de sinais elétricos. A utilização de fibras ópticas para transmissão de dados veio da necessidade de se levar grandes volumes de informação em curtos espaços de tempo através de longas distâncias. Este tipo de cabeamento é muito utilizado em anéis baseados em tecnologia SDH (Subsíncronos Digital Hierarchy), anéis metro ethernet ou mesmo no core de um grande datacenter, viabilizando o uso de tecnologias Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet. (Figura 01)
Enlaces óticos, fibras óticas, cabos óticos, transmissores e receptores óticos
1 FIBRAS ÓTICAS
Chamamos de “Modos” as possíveis configurações dos campos elétrico e magnético da radiação que se propaa ao longo da linha de transmissão. Estes modos são designados conforme mostramos a seguir: TE (Transversal Elétrico – o campo elétrico possui apenas a componente transversal à direção de propagação) a, b; e a TM (Transversal Magnética – o campo magnético possui apenas uma componente transversal à direção de propagação ) a, b, a e b são números inteiros.
A.I – Fibras Óticas Multimodo
É quando existe mais de um modo penetrando na fibra ótica. Neste caso, existem diferentes tempos de propagação das radiações. O tempo mínimo de