Unidade 6 – ÁSIA: DESTAQUES REGIONAIS
A diversidade econômica, política, cultural e social é a principal característica do continente asiático.
A Rússia destaca-se por ser o maior país do mundo e encontrar-se em transição do modelo político e econômico socialista que detinha para uma economia de mercado globalizada atualmente.
O Japão destaca-se como a 2ª economia mais poderosa do mundo, centrada no notável desenvolvimento tecnológico e industrial que detém, e em ser responsável pelo crescimento econômico dos chamados Tigres Asiáticos (Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul).
A China é um país de contrastes, tendo passado do artesanato e da cultura rudimentar aos projetos aeroespaciais do século XXI, enfrentando interesses dos países imperialistas e vivendo uma revolução que derrubou tradições e lhe implantou o socialismo.
A Índia é um país marcado por tradições e modernidade, tendo sido colônia do Império Britânico. Depois de sua independência, começa hoje a se destacar pelo desenvolvimento econômico. Unidade 7 – O continente africano
Apesar de África possuir muitas riquezas naturais, é um continente assolado pela miséria, por doenças e pela fome.
Seu território é marcado por grandes diferenças, tanto étnicas como econômicas e sociais. Um continente que por essas diferenças (étnicas, de história e mesmo de relevo) acaba por se regionalizar em grandes contrastes.
Sua principal fonte de economia ainda são a agropecuária e a mineração, o que traz o desafio de promover e completar sua industrialização para se inserir neste milênio marcado por tecnologia, ciência e indústria.
A África tem o desafio de superar séculos de exploração colonial, necessitando hoje de construir a unidade continental, considerando-se as fronteiras e os diferentes povos que habitam o mesmo território.
Ainda sim, tal tarefa não é fácil, tendo em vista que os séculos de exploração do continente por potências estrangeiras, lançaram a maioria dos países africanos em fome,