Esmeralda
Objectivos da U.E
No inicio da sua formação, a União Europeia no seu conjunto defendia o avanço na construção de uma Europa muito mais integrada no âmbito económico e político, pois estava enfraquecida devido as consequências do pós-guerra da 2ºguerra mundial.
Analisando a expressão, é de salientar os regulamentos ou directivas são superiores aos assuntos internos (constituição) de cada Estado-membro, mas é sobretudo um direito europeu económico. A U.E não interfere com os assuntos internos de cada país da União pois são soberanos e além disso existe o princípio do respeito pela identidade nacional de cada Estado-Membro no qual a Europa deve respeitar.
A Europa é um gigante económico porquê?
Porque há politicas económicas na U.E que sustentam com que essa expressão seja verdadeira, são elas:
Liberdades fundamentais: bem, serviço, pessoas, capitais e estabelecimento (nenhum país pode impor nenhuma restrição as liberdades económicas),
Principio da coesão económica e social, confirmado no tratado de Maastricht e permite aos Estados-Membros que intervenham para proteger a natureza social.
Principio da concorrência das empresas, pois a U.E impede com que haja monopólios privados;
Principio do equilíbrio financeiro, foi consagrado no tratado de Lisboa e defende que os Estados-Membros tem que colocar restrições nos défices orçamentais e no crescimento da divida publica.
Cooperação monetária da U.E, dos vinte e sete países da U.E dezassete aderiu ao euro sendo assim mais fácil as trocas comerciais feitas entre a Europa.
Por os princípios acima mencionados, faz com que a Europa seja a principal potência comercial e financeira do planeta, pois os países europeus todos têm o mesmo interesse ter grande poder económico o que faz com que trabalham entre eles para conseguirem alcançar os seus objectivos.
Europa, um anão político?
É um anão político porque possui grandes fraquezas estruturais, mas apesar de