MODERNISMO
MODERNISMO NO BRASIL
Aluno (a): Luana Gomes da Silva.
Série: 3º ano G Turno: III
INTRODUÇÃO
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, principalmente no campo da literatura e das artes plásticas. Esse movimento defendia manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo. O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
O marco simbólico do início do Modernismo na historiografia literária brasileira foi o início da Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu nos dias 13 á 18 de Fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. Porém, antes destes dias de manifestação de obras e ideias modernistas, este espírito literário já havia começado um processo de preparação anos antes.
Uma das primeiras manifestações do pré-modernismo no Brasil foi o Futurismo, termo presente no país entre 1915 e 1921, ano em que Oswald de Andrade publicou um artigo em que chamou Mário de Andrade de “o meu poeta futurista”. O movimento foi desencadeado no Brasil a partir da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, como o Cubismo e o Futurismo.
Na época, a preocupação dos autores modernos era substituir os antigos valores. As principais características dessa escola literária eram o progresso, a sensação de instabilidade e transitoriedade, a criação e investigação pessoal, o livre exame e o futuro.
O Modernismo brasileiro teve três fases: a primeira surgiu em 1922, a segunda em 1930 e a terceira em 1945.