Unidade 2 - Gestão de Pessoas
Pergunta 1
0 em 0,2 pontos
A sustentação de uma organização se dá por meio da junção dos diversos recursos que a compõe e das habilidades inatas e adquiridas, gerando as competências essenciais da organização, que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado. Os recursos compreendem desde as máquinas utilizadas numa produção até o conhecimento intrínseco do indivíduo. A capacidade de gerir esses recursos são as habilidades organizacionais caracterizadas por aspectos técnicos, como a correta operação de uma máquina, a melhor análise de um mercado financeiro ou o melhor desenvolvimento de um software e, por aspectos psicológicos, como liderança, persuasão, relacionamento pessoal, dentre outras. (CANTIERI)
O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a: Assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Selecionada: c. capital, dinamismo, escala e contratualização.
Resposta Correta: b. valor, raridade, imitabilidade e organização.
Feedback da resposta:
O modelo VRIO (valor, raridade, imitabilidade, organização) estabelece quatro pré-requisitos para um recurso ser considerado estratégico: Valor do recurso, que diz respeito à questão que liga a análise interna dos pontos fortes e fracos à análise externa de ameaças e oportunidades. Procura-se responder à pergunta: esse recurso permite implantar estratégias que oferecem valor ao mercado? . Raridade do recurso se refere aos recursos que trazem vantagem competitiva para uma empresa. Por Imitação o recurso só continuará estratégico se outros concorrentes não puderem imitá-lo perfeitamente ou substituí-lo por outro, implantando estratégias parecidas. Organização traz que um recurso - valioso, raro, de difícil