Unidade 1
Rafaela Guilherme Zeferino
Gestão Escolar - Polo EAD - Foz do Iguaçu
Disciplina: Tópicos Avançados de Gestão Educacional
Professor (a): Ademir Nunes Gonçalves
Tutora Presencial: Rosimeire Moreira Quintela
Tutoria à Distância: Loreni Maria Oliveira
Gestão Escolar
Na unidade I o autor faz uma retrospectiva histórica no bojo da administração geral e da gestão escolar. A partir desses conceitos, conseguimos compreender melhor a escola e sua função social, destacar as suas especificidades ao diferenciar a gestão escolar da administração geral.
A escola como instituição social, deve ser administrada a partir de suas especificidades, ou seja, a escola é uma organização social dotada de responsabilidades e particularidades que dizem respeito à formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas. Assim, a gestão escolar deve ser diferenciada da administração em geral. Logo após, o texto mostra dois conceitos fundamentais sobre o desempenho da gestão dentro da administração geral, que são a eficácia e a eficiência. Essas diferenciações vêm sendo cada vez mais acentuadas, fazendo referência às palavras em questão. Ser eficaz é cumprir com todas as obrigações sem que haja qualquer contratempo, seja ele financeiro, relacionado ao tempo, enfim, ligado a vários outros aspectos. Podemos dizer que a pessoa eficiente vai além daquela que se mostrou eficaz, executando tudo na mais perfeita ordem, sem falhas.
Já na unidade II, são retratados como a gestão escolar assume diferentes modalidades e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escola, a partir de uma nova visão de organização do trabalho e desenvolvimento das ações democráticas do gestor em sintonia com a equipe escolar. A gestão escolar faz acontecer e mover esse processo que repercutirá durante toda vida do cidadão, pois toma decisões que direcionam o andar educacional. O principal desafio da