Unidade 1
Nos escândalos da Sadia e da Aracruz que, dois anos atrás, sofreram perdas financeiras irreparáveis em operações com derivativos , os diretores envolvidos ainda estão sendo investigados. No último mês, tentaram selar um termo de compromisso com a CVM isto é, um acordo que eliminaria a acusação por meio do pagamento de um valor milionário. O pedido foi negado.
Em vista do exposto, pode-se inferir que:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Somente as aplicações realizadas no mercado de bolsas de valores são de alto risco e, portanto, são de caráter especulativo, podendo favorecer os altos executivos por meio da participação destes nos lucros obtidos.
Resposta Correta: b.
Os contratos de derivativos são investimentos de alto risco e, portanto, são de caráter especulativo, podendo favorecer os altos executivos por meio da participação destes nos lucros obtidos.
Feedback da resposta: A resposta correta é: "Os contratos de derivativos são investimentos de alto risco e, portanto, são de caráter especulativo, podendo favorecer os altos executivos por meio da participação destes nos lucros obtidos". As várias modalidades e combinações possíveis dos contratos derivativos conferem a este tipo de investimento um alto grau de risco. O caso Sadia é um exemplo típico de má gestão financeira, onde os riscos de contratos derivativos baseados em taxas de câmbio não foram levados em consideração com a devida prudência.
•