Unidade 1 Desenvolvimento Sustentavel
a.
Somente I e III estão corretas.
b.
Somente I está correta.
c.
Somente II está correta.
d.
III está incorreta.
e.
I, II, e III estão corretas.
Pergunta 2
1. Ecologistas como David Pimentel, da Universidade Cornell, têm se dedicado a calcular os gastos de energia na produção de alimentos. É possível determinar o impacto da produção de alimentos na liberação de CO2 na atmosfera e sua contribuição para o aquecimento global.. Para produzir a comida necessária para alimentar por um dia um americano médio, são utilizados 5,3 litros de petróleo, quase o mesmo consumido por seu carro diariamente.
Pimentel calcula que 17% do petróleo consumido nos EUA é usado para produzir alimentos. Para cada kilocaloria de proteína animal, são necessárias 40 kilocalorias de combustíveis fósseis. O que Pimentel vem tentando mostrar é que hoje, nos EUA, comer polui tanto quanto dirigir automóveis.
O professor H.T. Odum, em livro publicado na década de 70, afirma que as batatas são feitas principalmente de petróleo.
Como podem ser produzidos os alimentos empregando menos combustíveis fosseis?
I - Empregando mais recursos gratuitos da natureza.
II - Praticando técnicas agrícolas conhecidas antes da revolução industrial e que têm sido aperfeiçoadas em propriedades agrícolas que empregam manejos ‘mais verdes’.
III – Utilizando combustíveis renováveis
a.
Somente I está correta
b.
Somente II está correta
c.
III está incorreta
d.
I, II e II estão corretas
e.
Somente I e III estão corretas
Pergunta 3
1. Vale a pena comer um tomate? Até o final do século 20, a resposta dependia do conteúdo calórico e do esforço necessário para obter o alimento. No século 21, essa equação já não é tão simples. Imagine um homem primitivo que come o que encontra na natureza. Nesse caso a conta é simples: se a energia contida em um tomate é superior à energia gasta para obtê-lo, vale a pena comê-lo. Se um tomate fornece 100