EXPERIMENTO Leis De Newton
1) RESUMO
Sabemos que para um corpo entrar em movimento é necessário que uma força atue sobre ele e que para mantê-lo em movimento também é preciso de uma força. Através dos experimentos realizados podemos observar como as diferentes forças atuam em um corpo estando ele em repouso ou em movimento, sendo que quando este corpo está em repouso as forças que agem sobre ele se equilibram e possuem um valor diferente de quando entram em movimento, pois os valores de algumas dessas forças se alteram, como por exemplo a força de atrito entre dois corpos e a força de tração exercida por algum tipo de fio.
2) INTRODUÇÃO
O estudo da mecânica está dividido em duas áreas, a cinemática que se preocupa em descrever o movimento e a dinâmica que se preocupa com as causas do movimento. Todo a estudo do movimento na dinâmica pode ser resumido em três leis conhecidas como leis de Newton, são elas: Lei da inércia, Lei fundamental da dinâmica e Lei da ação e reação.
Inércia refere-se à resistência do corpo em sair do estado em que está, seja de repouso ou movimento, quanto maior é a massa do corpo maior é sua inércia, ou seja, mais difícil é para o corpo mudar de estado.
A segunda lei refere-se à mudança de velocidade de um corpo. Quando uma força é exercida em um corpo e não existe outra força capaz de equilibrá-la, esta força provocará uma mudança de velocidade, ou seja, uma aceleração do corpo.
A terceira lei refere-se à força de interação entre dois corpos, quando um corpo aplica uma força em outro corpo, imediatamente outra força será exercida sobre o primeiro com a mesma intensidade e direção, mas em sentidos opostos à força aplicada.
3) DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAIS
Plano inclinado com ajuste angular
Roldana presa à extremidade superior do plano inclinado
Cronômetro
Dois blocos com massas de 20 gramas e um com 50 gramas
Prato de apoio
Barbante
Cilindro
Trena
3.2. PROCEDIMENTO
O cilindro foi preso a uma extremidade do barbante e o