Experimento da 1º lei de newton
2- Fundamentação Teórica:
A mecânica newtoniana é o estudo da relação entre uma força e a aceleração que ela provoca, nessa mecânica encontramos a primeira, segunda e terceira leis de Newton que estudaremos a seguir. Quando a velocidade dos corpos interagentes é muito grande a trocamos pela teoria da relatividade de Albert Einstein, agora se trabalhamos com corpos em escalas atômicas utilizamos a mecânica quântica. Porém, a mecânica newtoniana é especial porque aplica-se desde objetos muitos pequenos até objetos com escalas astronômicas como galáxias.
No princípio da inércia (primeira lei de Newton) observamos que um corpo em movimento permanece em movimento e um corpo em repouso permanece em repouso, pois a força resultante das forças atuantes no corpo é nula, ou seja:
ΣF = 0 ou FR = 0
Definimos força a partir da aceleração que esta produz sobre um corpo. Se exercermos uma força no quilograma padrão sobre uma mesa sem atrito fazendo com que sua aceleração seja igual a 1 m/s² dizemos que a força atuante sobre o corpo é de 1N, agora se nesse mesmo corpo for aplicada uma força igual a 2N este possui uma aceleração de 2m/s², com isso observamos que o módulo da força num corpo padrão é igual ao módulo da aceleração do respectivo corpo. A força é dada em Newton e possui módulo, direção e sentido, a partir disso para calcular a resultante das forças num corpo seguimos as mesmas regras dos cálculos vetoriais.
Já a massa é uma grandeza escalar, é também uma característica de um corpo, ela vem automaticamente com a existência do mesmo, essa grandeza relaciona a força sobre um corpo com