berviorismo

1198 palavras 5 páginas
PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM:
BEHAVIORISMO (COMPORTAMENTALISMO) E
TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL
A perspectiva da aprendizagem é uma visão do desenvolvimento humano, segundo o qual as mudanças nos comportamentos resultam das experiências e dos estímulos provenientes do ambiente. Tal perspectiva tem como objetivo comprender como os indivíduos se adptam ao meio social. A persctiva da aprendizagem, que se preocupa em descobrir as leis objetivas que governam o comportamento observável, sustenta que o desenvolvimento humano resulta de aprendizagem (definida como uma mudança, de longa duração, no comportamento de uma pessoa baseada na experiência ou na adaptação ao ambiente). Os dois principais ramos dessa perspectiva são:
1o) Behaviorismo ou Comportamentalismo e;
2o) Teoria da Aprendizagem Social.
Os teóricos da perspectiva da aprendizagem percebem o desenvolvimento humano de forma contínua, porque são teóricos mecanicistas - que compreendem o desenvolvimento e o comportamento humano de forma mecânica. Utilizando uma metáfora, para esses estudiosos, o homem pode ser comparado a um carro, que sem combustível, não funciona. Em contrapartida, os teóricos organísmicos, como, por exemplo, os da perspectiva psicanalítica (Freud e Erikson) enfatizam que as mudanças dos comportamentos e o desenvolvimento humano estão relacionados às estapas da vida. Os teóricos da perspectiva da aprendizagem contribuíram para tornar os estudos sobre desenvolvimento humano mais aceito no meio científico porque suas ideias são bem definidas, precisas e claras e suas teorias podem ser verificadas em laboratórios.
1o) Behaviorismo ou Comportamentalismo - é uma das teorias de cunho mecanicista, que descreve o comportamento observado como uma resposta previsível à experiência. O behaviorismo sustenta que os seres humanos, em todas as idades, aprendem sobre o mundo da mesma forma, reagindo a condições do ambiente ou a estímulos provocados por outros seres humanos, que podem ser

Relacionados