UNIDADE 1 12
O que é a Gestão Financeira?
A gestão financeira, numa visão singular, tem como objetivo a maximização da riqueza de uma empresa. Seja esta riqueza, a do proprietário ou a dos acionistas. Para tanto, o gestor financeiro tem a responsabilidade de criar valor e atenuar os riscos. Tarefas aparentemente tão pontuais exigem do gestor conhecimento e envolvimento dos negócios como um todo.
Na Gestão Econômica e Financeira os objetivos são amplos e a capacidade de interpretar informações em cenários adversos e dinâmicos deve ser maior. Entretanto, não há uma missão específica ao profissional que começa a se inserir nessa área, logo, ele pode ser oriundo de qualquer ramo (todas as engenharias, área da saúde, educação, etc). Pode também, empregar os conhecimentos e a capacidade analítica adquirida desempenhando qualquer função em distintos níveis hierárquicos e aplicar as técnicas financeiras nas esferas pessoal e profissional (finanças pessoais, orçamento familiar, dicas a pessoas próximas, consultorias, etc).
O estudo da Gestão Econômica e Financeira é essencial para a promoção de processos eficientes de captação e alocação de recursos. Principalmente, num cenário onde a disponibilidade dos recursos é limitada.
A gestão dos recursos abrange muito mais que preocupações com captação e aplicação de fundos, provenientes ou para o uso da atividade empresarial. Para gerir recursos é fundamental estar atento às constantes transformações da economia globalizada e ter ferramentas para identificar os impactos que as mudanças provocam em cada um dos agentes do mercado.
O gestor financeiro desempenha três funções fundamentais na empresa: a gestão de sua estrutura financeira. a análise e planejamento financeiros a gestão da estrutura de ativo da empresa
Outra função do gestor financeiro é procurar alcançar os objetivos dos proprietários da empresa. No caso de sociedades anônimas, os proprietários da empresa normalmente não são os administradores. Sua função então, não é