Uniabc
Introdução
Desde a muito que o homem se vê confrontado com a necessidade de automatizar tarefas e procedimentos, processar de forma rápida, eficaz e eficiente cálculos complexos ou com anecessidade de processar grandes quantidades de informação. Na tentativa de encontrar um mecanismo que o auxiliasse na execução destas tarefas o homem acabou por efectuar várias experiencias ao logo de décadas que teve o seu apoteose com a invenção do primeiro computador. Os computadores são usados nos mais diversos sectores da vida quotidiana, que vão desde a simples utilização caseira, estudantil, empresarial, governamental (militar e não militar) e áreas relacionadas com as ciências médicas. Praticamente não existem áreas científicas ou industrias em que não possamos usar o computador. Quando falamos em computador estamos a nos referir sobre um aparelho concebido para processar cálculos e operações lógicas com facilidade e rapidez, seguindo um conjunto instruções (programas) nele introduzidas, constituído, de um modo geral, por unidade(s) de introdução (input), unidade de processamento central (C.P.U. ), unidade de armazenamento principal permanente, memória temporária e unidade(s) de saída (outpuT.
1ª GERAÇÃO
Os computadores de Primeira Geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
- 1945-1958. - Circuitos eletrónicos a válvula; - Utilizavam cerca de 20000 válvulas electrónicas; - Quebravam após algum tempo de uso contínuo; - Utilizavam linguagem de máquina, sem S.O - Instruções eram introduzidas manualmente em linguagem de máquina (Assembly). - Não eram muito confiáveis, pois como queimava com frequência, não se podia confiar nos resultados finais; - Precisam de enormes sistemas de refrigeração para controlar a temperatura; - Consumiam muita energia e quilómetros de fios; Memória de 2K. 6 - Exemplos: MARK I