A evolução dos computadores (carlos freitas) uniabc anhanguera
Os Computadores de primeira geração são aqueles baseados em tecnologias de valvulas eletronicas calculam com velocidade de milésimos de segundo.
Esses computadores eram programados em linguagem de maquina , alem do que quebravam após poucas horas de uso, tinham baixa confiabilidade, a energia consumida eu calor produzido por cerca de 20.000 valvulas eram grandes. Utilizavam quilometros de fios, eram lentos e exagerados.
Um representante dessa geração éo ENIAC, que começou a ser desenvolvido em 1943 durante a segunda guerra mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade realizar cálculos balisticos Possuía 17.468 válvulas, de 160 kW de potência.
Esta máquina não tinha um S.O e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.
A Segunda Geração de Computadores ( Transistors 1964-1970)
Nessa fase, à válvula foi trocada pelo transistor, e os fio de ligação por circuitos impressos , tendo sido o principal responsavel pela revolução da eletronica na decada de 1960., tornando os computadores mais rápidos, menores e com custo mais baixo.
O transistor foi desenvolvido em 1947, e era 100 vezes menor que a válvula, isso foi o inicio da completa revolução tecnologica já que se iniciou um processo de miniaturização do hardware dos computadores da época, usando o transistor não era nescessario aquecer, consequentemente consumia menos energia, ganhava agilidade e era mais cofiável.
O principal representante dessa geração foi o computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base