UNI O EDUCACIONAL DO NORTE
RELATÓRIO:
EXTRAÇO DE DNA
RIO BRANCO
2014
Relatório
Extração de DNA
Relatório apresentada a disciplina de ciências moleculares celulares para a obtenção parcial de nota no curso de odontologia 1º período Turma “B” com a professora Rutelene.
Rio Branco
2014
INTODUÇÃO
As Através do experimento realizado no laboratório para extração de DNA de uma banana, foi possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. O detergente dissolve as membranas lipídicas além de desintegrar os núcleos e os cromossomos das células da cebola, liberando o DNA. Com a ruptura das membranas, o conteúdo celular, incluindo DNA e proteínas, se solta e se dispersam na solução. Um dos componentes do detergente, o lalril sulfato de sódio, desnatura as proteínas, separando-as do DNA cromossômico.
A adição de sal, no início da experiência, proporcionou ao DNA um ambiente favorável. O sal contribui com íons positivos Na+ que neutralizam a carga negativa do DNA. Nessa forma, O DNA precipita na solução aquosa.
O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogenia (duas fases), em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
O DNA não se dissolve no álcool, na concentração e na temperatura que se usou neste experimento. Pelo fato do DNA ser menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares, ele se localiza na interface da fase alcoólica e aquosa
OBJETIVOS:
Esse experimento teve como objetivo a extração das moléculas de DNA de frutas comuns do dia-a-dia. Aplicando os conhecimentos adquiridos em aula sobre o DNA, esse experimento serve como complemento para as atividades realizadas em classe e para enriquecimento da aprendizagem dos alunos. Importância do álcool:
O álcool, quando adicionado na etapa 4 no suco de morango, faz o DNA da fruta de alglutinar e se unir, e após isso, ele forma uma massa filamentosa e esbranquiçada.