Uma verdade inconveniente
Resenha Crítica
Uma verdade Inconveniente
Thaís Pinchemel
O filme “Uma verdade Inconveniente” é apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e relata uma das maiores preocupações que existe nos dias atuais: o aquecimento global. É explicado durante o documentário como surgiu este problema, as conseqüências geradas por ele e uma possível solução.
Primeiramente, para entender como surgiu o aquecimento global, é necessário fazer uma análise do planeta Terra. Pode-se dizer que quanto maior for à emissão de dióxido de carbono, maior vai ser a espessura da camada atmosférica, o que ocasionará na retenção de raios da Terra, aquecendo-a e proporcionando dessa forma, o surgimento do aquecimento global. Devido às atitudes do homem moderno com o meio ambiente, este problema cresce cada vez mais e são geradas diversas conseqüências, como o degelo das calotas polares, a subida do nível médio das águas do mar, a alteração da temperatura da água de todo o planeta, deixando-o exposto a várias catástrofes, como furacões, tempestades, inundações e secas, por exemplo.
É possível afirmar que a humanidade está fazendo um mau uso do desenvolvimento industrial que está cada vez maior nos dias de hoje, e isto, está gerando uma poluição exacerbada na atmosfera. Segundo Al Gore “Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se tornar parte da solução - em nossas decisões sobre o produto que compramos, a eletricidade que usamos, o carro que dirigimos, o nosso estilo de vida. Podemos até fazer opções que reduzam a zero as nossas emissões de carbono.”, Para que isso seja possível, se torna necessário buscar um equilíbrio entre utilização e preservação. Espaços verdes, campanhas de sensibilização, aparelhos que consomem menos energia, reciclagem são medidas adequadas para melhorar esta situação.
Interessante apontar também que ao