uma unha quebrada
CARACTERIZAÇÃO DE ALCENOS –
- Ação de bromo dissolvido em um solvente não aquoso: A solução de bromo possui uma cor laranja, que desaparece imediatamente devido à ocorrência da reação, onde o bromo adiciona-se rapidamente a dupla ligação. Trata-se de uma reação de adição eletrofílica do bromo à dupla ligação com produção de dibromo vicinal, que são substancias incolores. Quando o halogênio é Cl2 ou Br2, a reação ocorre rapidamente à temperatura ambiente.
Os alcenos podem reagir com ácido sulfúrico concentrado a quente, originando sulfatos ácidos.
A adição de eletrólitos particulares a uma fase aquosa, de modo a aumentar a razão de distribuição de um soluto particular (a adição de eletrólitos para melhorar a separação de fases comportamento não deve ser referida como salting out). O termo é também usado para a adição de eletrólitos para reduzir a mútua parcial miscibilidade dos dois líquidos.
TESTE DE BAYER:
Os alcenos podem ser oxidados com permanganato de potássio em solução aquosa de duas maneiras: brandamente ou energicamente. As reações de oxidação e redução geralmente não apresentam um mecanismo bem explicado. O teste de Bayer consiste no descoramento da solução de permanganato de potássio pela ligação múltipla de um alceno ou alcino, com formação de um precipitado marrom (MnO2).Em meio ácido o permanganato é oxidante bastante enérgico e leva à ruptura da dupla ligação, quebrando o alceno em moléculas menores. Os produtos formados na reação dependem do tipo de carbono da dupla ligação. Carbonos primários originam CO2 e H2O; carbonos secundários, ácidos carboxílicos, e carbonos terciários, cetonas.
Ou
Parte de Ciro
Alcenos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados, apresentando, em sua molécula, uma ligação dupla entre seus átomos de carbono. Os alcenos mais simples apresentam apenas uma ligação dupla, esse alceno é chamado de etileno com fórmula molecular c2 h4.
Os alcenos são bem reativos, normalmente com a quebra da