ferramentas manuais
As ferramentas manuais são os equipamentos mais simples e servem como extensão da mão do homem, para lhe facilitar as tarefas, diminuindo a força empregada por ele, aumentando o rendimento dos serviços e protegendo-o dos riscos de acidentes.
Sendo uma extensão da mão e usados para facilitar os trabalhos, atualmente o seu uso é quase imprescindível. Encontramos ferramentas manuais sendo usadas em todos os lugares, desde as oficinas, fábricas, até o lar, para pequenos consertos e algumas tarefas simples. Essa amplificação do seu uso, fez com que elas fossem responsáveis por muitos acidentes de todas as espécies e alguns até com graves conseqüências, dependendo, é lógico, do tipo de ferramentas.
De um modo geral, as ferramentas manuais não causam muitos acidentes graves, o índice de gravidade das lesões é muito baixo. Por essa razão, muitas gerências tendem a não tomar conhecimento do cuidado, controle e uso dessas ferramentas.
Exceto quando:
a) OLHOS – toda lesão ocular deve ser considerada como potencialmente muito grave e requer imediata e competente ação;
b) INFECÇÕES – em virtude de numerosos pequenos cortes, bolhas, abrasões, machucaduras e perturbações, as infecções são muito comuns, decorrentes do descaso em tratar essas pequenas lesões.
Mas, a freqüência desses acidentes é grande. O índice de freqüência de lesões incapacitantes é elevado em virtude do mau emprego das ferramentas e outras causas que devemos observar:
Ferramentas defeituosas;
Ferramentas inadequadas para o serviço;
Método incorreto;
Má conservação das ferramentas;
Improvisação de ferramentas;
Conduzir ferramentas no bolso;
Jogar ferramentas para outro colega.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Verifique frequentemente as condições das ferramentas solicitando a reparação ou condenação;
Para trabalhos em altura, use cinto porta ferramentas, ficando com as mãos livres, tanto na escada, como para realização do serviço;
Faça uma rápida análise do seu posicionamento para que