Estética
CONTAGIOS:
Doenças que podem ser transmitidas nos salões de beleza e clinicas de estética, geralmente são transmitidas através de procedimentos de pedicure e manicure, umdos problemas mais comuns e graves é a onicomicose (ou micose nas unhas). A onicomicose é uma infecção causada por fungos que atingem as unhas e deixa a unha estragada, oca, quebrada e pode até cair.
O contagio é inevitável quando os cuidados são inexistentes. Alicate, lixa de unha e pés, espátula e palito são instrumentos corriqueiros de qualquer salão de beleza, esses utensílios podem ser fonte de transmissão de doenças virais, bactérias e fungos; O alicate que não for esterilizado de maneira correta pode transmitir o vírus da hepatite C.
A hepatite C é uma doença viral silenciosa que pode se manifestar anos depois da contaminação. Em casos de complicação, a doença desencadeia alterações no fígado, podendo causar câncer.Pode-se ainda contrair outras doenças virais, como a hepatite B e a Aids.
Doenças causadas por vírus dificilmente têm cura. No caso da hepatite C (maior índice de virose transmitida dentro de salões de beleza), o tratamento é feito com injeções anti-virais de alto custo. O processo, que pode não eliminar por completo o vírus, é ainda lento e acarreta diversos efeitos colaterais.
As verrugas, também transmitidas pelos vírus, podem acometer regiões ao redor das unhas das mãos e dos pés.Qualquer um dos objetos da manicure pode transmitir verrugas. O tratamento pode ser bastante dolorido e demorado, sem contar que as verrugas podem se multiplicar na pele.
Há ainda doenças causadas por fungos, como as conhecidas micoses. As lixas, junto àquelas bacias onde se coloca os pés para amolecer as cutículas, são as principais responsáveis pela transmissão do fungo.Na pele, a micose pode causar descamação, bolhas e coceiras, geralmente nas plantas dos pés. Mas podem ainda deixar as unhas mais grossas, opacas, além de causarem