Aleitamento materno
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho.
Composição: lipídeos, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e água.
Tipos de aleitamento materno
Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.
Aleitamento materno predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
Aleitamento materno– quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
Duração da Amamentação: em média de 2 a 3 anos. Sendo o exclusivo 6 meses.
Benefício do AL para o Bebê:
-Evita Mortes Infantis: protege contra infecções;
-Evita Diarreia;
-Evita Infecção Respiratória (previne otites também);
-Diminui o Risco de Alergia (asma e sibilos recorrentes);
-Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes (é um benefício de longo prazo) a mãe que amamenta também adquire proteção contra diabetes;
-Reduz a chance de obesidade;
-Efeito positivo na inteligência (contribui para o desenvolvimento cognitivo)
- Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (o exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, fazendo um alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária, ajudando na mastigação, deglutição, respiração e articulação