UMA REFLEXÃO SOBRE A MÚSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Michelle Paula de Castro1
RESUMO: O artigo a seguir trata da problemática desenvolvida na reportagem de Meire Cavalcante que envolve os alunos de inclusão surdos, e todos os aspectos relacionados a estes alunos. Concluído assim através de estudos como um aluno surdo se desenvolve através da musica e dança.
Palavras Chaves: Inclusão, Surdez, Musica, Dança, Jornalismo.
INTRODUÇÃO
O tema pesquisado para tal artigo, situa principalmente no desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência auditiva, focando particularmente no estudo da música e da dança e sua influência para o processo de aprendizagem do aluno surdo. Todo o estudo serviu para comprovar a importância da inclusão dos alunos com deficiência e especialmente auditiva, nas escolas regulares, e como a música e a dança podem ser instrumento para auxiliar o professor no ensino para alunos com tal deficiência, pois segundo estudo o cérebro dos surdo se adaptam para ‘sentir’ a música.
1. OS GÊNEROS DISCURSIVOS
O estudo a seguir esta mais centrando para os gêneros jornalísticos, para isso se faz necessário uma definição sobre discurso. Segundo o dicionário Houaiss,2004 discurso: “é de exposição de um determinado assunto, escrito ou proferido em público”. Bakhtin:
“As diversas esferas da atividade humana estão relacionadas com o uso da língua, e este uso, nas formas de enunciados, sejam eles orais ou escritos. Os enunciados refletem as condições específicas e o objeto de cada uma destas esferas, não só pelo seu conteúdo e pelo seu estilo verbal, ou seja, pela seleção dos recursos léxicos e gramaticais da língua, mas sim, antes de tudo, pela sua composição ou estruturação. O conteúdo temático, o estilo e a composição estão vinculados na totalidade do enunciado e se determina pela especificidade de uma esfera dada de comunicação. Cada enunciado se parado é individual, mas cada esfera do uso da língua elabora seus tipos