Uma proposta de valor
Uma das melhores formas de despertar um potencial cliente para fora do seu estado letárgico onde “está tudo bem” é “agir fora da caixa” com por exemplo uma declaração explícita sobre a diferença significativa que sua proposta pode fazer no negócio dele. E quanto maior e mais explícito for melhor.
Ser explícito significa ter métricas realistas * Conseguimos assegurar um crescimento de X% na produção; * Conseguimos assegurar uma poupança de Y% nos custos de produção; * Conseguimos um aumento de Z% nas vendas com a implementação do nosso programa de formação;
1. Usar estatísticas do Mercado do seu cliente:
Por norma, um vendedor mediano o que faz é dizer ao seu cliente que “Pesquisas mostram que mais de 75% dos executivos de empresas cujos novos produtos não conseguiram atingir seus objetivos de vendas indicaram que foi devido a inexistência de uma proposta de valor para o cliente.” 2. Use as estatísticas da sua empresa:
É um fato que todos nós nas empresas que trabalhamos temos acesso a uma informação que mais ninguém tem. Esta informação é a estatística de quantas empresas que estão no mercado “Y” são nossas clientes. em quantos países conseguimos fechar negócio, qual o volume de faturação dos nossos clientes que utilizam os nossos produtos ou serviços. O negócio da empresa onde trabalho é a fatura eletrônica. Uma vez o nosso Presidente disse num evento público que a nossa empresa guardava em faturas o equivalente a 4,6% do PIB de Portugal. O fato de dizer isso alavancou as nossas vendas e a nossa notoriedade muito mais do que se fizéssemos publicidade em todos os jornais e revistas do país.
Adicione as estatísticas dos seus clientes ao seu negócio
Para finalizar, digo-lhe que para criar uma proposta de valor para o seu cliente, você deve radicalmente mudar o paradigma que usa atualmente. Use números e não elogios a sua empresa. Use estatísticas e não a descrição do seu produto. Se usar a história dos seus