Uma proposta de um modelo de ensino à distância para complementar o processo do ensino superior
É neste sentido que imaginamos que um sistema de e-learning ou Ensino a Distância EAD, caminhando lado a lado com o curso presencial do aluno possa ser de extrema utilidade.
Em nossa revisão literária encontramos diversos materiais sobre EAD e sobre pedagogia, mas até o presente momento não encontramos alguém que proponha um modelo específico.
No artigo Plataforma Interativa para Internet (PII): Uma Proposta de Pesquisa-Ação a Distância para Professores, foi concluído que há uma tendência por um modelo único e fechado, em que professores incluídos como coadjuvantes conteudistas e não sujeitos do processo de transformação educacional em curso. Mas também não querendo dizer que esta tendência é a única, pois existe uma corrente oposta que acredita que a participação e interação do professor no EAD pode ser ainda maior do que no ensino presencial.
Já o artigo O E-Learning Como Instrumento de Educação Corporativa: Um Estudo de Caso. É mostrado o cenário do mundo corporativo, bem diferente do acadêmico, onde o objetivo é a transmissão de conhecimento rapidamente a um custo acessível independente das barreiras geográficas que podem ser