Uma onda no ar
Onda no ar, Uma - Lição de vida na favela - A história de uma radio comunitária | JGCinema
All languages
Search
Home
Movies
Directors
Tags
Dossiers
Reviews
Articles
Links
Authors
About us
Reviews » Onda no ar, Uma
Guide for Submission
C ontact Us
Film
Lição de vida na favela
A história de uma radio comunitária by Clarice Greco
Essa é a história de uma rádio criada, no início dos anos 80, pelos moradores de uma grande favela em Belo Horizonte, e que começou entrando no ar, todos os dias, ao iniciar a “Hora do Brasil”
(programa político, do governo brasileiro). Por não possuir autorização para funcionar, e por interferirem no sinal dos bairros vizinhos, a rádio foi, na época do surgimento, constantemente perseguida pelo polícia. Em uma dessas buscas policiais, o principal fundador é preso. De trás das grades, ele conta aos companheiros presidiários a história da Radio favela.
Quatro amigos conversam no morro e expressam a vontade de ter uma rádio na favela, para que possam “falar para o mundo inteiro ouvir”. Um deles, técnico em eletrônica, comenta que consegue fazer um transmissor, mas precisa de dinheiro.
Dentre esses quatro amigos, além do técnico Zequiel, Jorge era estudante bolsista em uma escola particular, Brau sonhava em ser músico e Roque era traficante. Ao surgir a necessidade de dinheiro, Roque foi o primeiro a conseguir uma grande quantia, mas os amigos recusaram o dinheiro, que não vinha de fonte limpa. Os três amigos sempre diziam que o tráfico era vida curta, mas o personagem traficante dizia que preferia ter uma vida curta feliz a uma vida inteira de miséria. O personagem não entra na criação da rádio e morre pouco tempo depois, assassinado. Com muito trabalho, conseguem o dinheiro necessário para construírem o transmissor. Divulgam a inauguração da rádio, que ocorreu às 19h, horário em que, diariamente, começava a
“Hora do Brasil”. O estúdio é montado primeiramente