UMA NOVA LINGUAGEM DA FORMA
Uma abordagem tipográfica formal do design gráfico surgia na Holanda e na Russia, onde artistas perceberam claramente as implicações do cubismo – a arte podendo ir além dos limites da imagem figurativa para invenção da forma pura. Ideias sobre forma e espcao de composicao foram aplicadas ao design.
O SUPREMATISMO E CONSTRUTIVISMO RUSSO
Na segunda década do secuo XX, a russia sofreu com a Primeira guerra, A guerra civil fincando um trauma politico-economico-cultural/social. Durante o período, um florescimento da arte criativa exerceu influencia internacional no design gráfico do século. A década assistiou a absorção do cubismo e do futurismo pelos artistas russos. A vanguarda percebia tais tracos. A experimentação na tipografia e no design caracterizava suas publicações futurísticas como reação a Russia tzarista. O uso do papel grosseiro, o manual expressava a pobreza da sociedade camponesa. Malievitch inaugurou um estilo de pintura de formas básicas e cores primarias, o que chamou de suprematismo. Tambem criou uma abstração geométrica elementar totalmente nao-objetiva. Criou uma construção de elementos concretos de cor e forma, a forma visual se tornava conteúdo e qualidades expressivas.
O movimento russo foi acelerado pela revolução sendo a arte presente no papel social. Artista de esquerda haviam se oposto a velha ordem social e sua arte visual conservadora. Um grupo de artistas com Tatlin e Rodtchenko em 1921 apresentaram um ponto de vista quando renunciaram arte pela arte para se dedicarem ao design industrial, comunicaoes visuais e artes aplicadas. Esses construtivistas chamavam os artistas para parar de produzir inutilidades e voltar-se para cartazes, vendo o artista como cidadão em uma comunidade.
Rodtchenko tentou formular a ideologia construtivista no folheto de 22,criticando pintores abstratos. Afirmava q a tectônica representava a unificação da ideologia comunista com a forma visual, a textura significava a natureza