Uma introdução à história do Pensamento Econômico
1.Origens do pensamento econômico
Considerado o pai da econômia politica, e surgindo como ciência atravéz de "ADAM SMITH" (1723-1790). Constituiu um marco na história do pensamento politico com sua obra, A Riqueza das nações.
1.1 Relações econômicas na Antigüidade
Nas sociedades priitivas, os homens precisavam se organizar em sociedade para poder se defender de seus inimigos, se abrigar, e se alimentar para sobreviver, permitindo assim o desenvolvimento da espécie humana em comunidade cada vez maior, produziam para a sua subsistência.
Os homens produziam ferramentas e utensílios para a agricultura, pesca e caça e trabalhos com madeira (enchada, arco, flecha, machado e outros).A produção então aumentou, os produtos adquiriram melhor qualidade e os custos diminuiram em função do aumento de produção, que já era suficiente para atender a necessidade de sua familia.
A economia adquiria maior força quando as relações econômicas realizadas chegavam em comunidades mais distantes, as vendas então colocavam em contato culturas diferentes.
Surgiu então os líderes comunitários, formaram-se as classes dos soldados, dos religiosos, dos trabalhadores, dos negociantes. Com essa divisão formou-se diferentes agentes econômicos: governo,consumidores, produtores,comerciantes, banqueiros.
Com o surgimento da moeda, que passou a circular como meio de troca, o banco se tornou importante, pois era depositado e então passou a ser emprestada mediante a juros.
Entre os filósofos gregos havia restrisões aos empréstimos a juro ao comércio e ao emprego do trabalho assalariado.A busca de riqueza era considerada um mal, tendo em vista que a ambição é um vício. E esse pensamento dificultava o desenvolvimento da economia.
Na Grécia antiga. a maior parte da população era composta por escravos, que realizavam todo o trabalho em troca de seu sustento (alimento e vestuário). A economia era quase exclusivamente agrícola, o meio urbano