“UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO”
Com base no texto em PDF que está na área do Aluno “UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO”, do Prof. Dr. Nali de Jesus de Souza, responda:
1. Qual era o pensamento de Platão sobre o crescimento econômico e em que seu discípulo, Aristóteles, se diferenciava?
Platão pensava que o comércio e o crescimento econômico associavam-se com o mal e com a infelicidade dos homens. Para ele, o trabalho era indigno porque retirava do cidadão o tempo que ele precisava para o lazer e para atividades filosóficas. Também condenava o empréstimo a juros, porque a moeda só deveria ser usada para facilitar as trocas.
Aristóteles por sua vez, compartilhava as idéias de Platão, porém rejeitou a comunidade de bens por considerá-la injusta porque não compensava o indivíduo segundo o seu trabalho.
2. Qual era a idéia central do mercantilismo?
A idéia central do mercantilismo caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Sua política partilhava a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos, advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações. Acreditava-se também que o mercantilismo é um conjunto de idéias econômicas que considera a prosperidade de uma nação ou Estado dependente do capital que possa ter.
3. O que você entendeu pela máxima do laissez-faire, laissez passer ?
Eu entendi que a frase laissez-faire, laissez passer quis dizer que o Estado não pode intervir na economia, os homens precisam agir livremente no mercado para que houvesse aumento da produtividade da economia, eliminação de barreiras ao comércio interno e a promoção das exportações. Se o Estado interferisse, inibira esta ordem de liberdade, ao criar obstáculos à circulação de pessoas e de bens.
4. Como se entende o estado estacionário e por que ele ocorreria?
Com o passar do tempo e com a visão otimista da economia, o progresso tecnológico aumentará o