Uma introdução à História do Design
RAFAEL CARDOSO, EDITORA EDGARD BLÜCHER LTDA
Introdução:
“Toda versão histórica é uma construção e, portanto nenhuma delas é definitiva ”
(Cardoso,Rafael ,2004)
O autor aborda inicialmente a necessidade de ser entendida a Historia, para que ao longo possa-se compreender e apreender de forma clara e sucinta a proposta implícita de seu trabalho.
Logo que se entenda a Historia como ciência que estuda os fatos de forma a sermos melhores conhecedores do processo histórico da formação humana elevando a importância de fatos tanto da micro historia como da macro historia a importância se dá quando se percebe que tanto os pequenos e os grandes fatos revelam transformações no cerne da sociedade in lócus.
A necessidade de interpretar as noticias e os fatos narrados apontados potencializam a natureza das informações que numa dinâmica possuem em si a intencionalidade relevada e percebida, assim sendo as interpretações alteram-se relevando o caráter noticiado. “Se cada testemunha já tem a sua visão do incidente, matizada pelos seus conceitos e preconceitos individuais, os relatos tendem a se distorcer cada vez mais, à medida que o relator se encontra afastado do episódio original(Cardoso,Rafael,2004)”
Ora se os fatos podem assim terem seus sentidos totalmente desvirtuados de acordo com a versão contada; cita-se o caso da maquina de calcular de Charles Babbage que esquecida por quase um século para ser redescoberta como precursora do computador, havendo assim uma relativização de acontecimentos.
“Cabe questionar a velha máxima de que quem não conhece a história está condenado a repeti-la. Se a história não é um conjunto de fatos mas um processo de construção, em que sentido seria possível repeti-la? A resposta reside na conclusão inescapável de que, embora tratando do passado, toda versão histórica é escrita no presente. Todo historiador escreve em um